Bem, parece que já passou um mês e meio…
Os dias correm sem nos apercebermos. Começamos logo com o início do dia a servir o pequeno-almoço às crianças ou aos adultos e de seguida começam logo as actividades. O dia passa a correr e depressa chegam as 15h30, hora de encaminhar os utentes (adultos e crianças) para o machibombo (autocarro) do centro que só termina a sua “ronda” por volta das 18h00.
Na passada quarta-feira fui com um dos utentes do centro, o Fenias a uma exposição de artigos artesanais efectuados por diversas instituições. Ainda conseguimos vender 3 postais… L J
Em princípio irei começar a dar aulas/explicaões de informática e Inglês (iniciação) aos utentes e a algumas crianças da comunidade.
Vou utilizar o meu computador porque o centro não tem nenhum disponível para este efeito, por isso se alguém tiver ou souber de alguém que tenha, mesmo já usado e que não precisem, dava muito jeito, também para eles irem praticando depois de partir.
Entretanto já começámos o projecto da cozinha pedagógica. Pretende-se que um determinado grupo de utentes adquiram competências nesta área para que possa servir como uma mais valia não só na manutenção do seu dia a dia, mas também para uma possível inserção no mercado de trabalho. Neste momento começámos 2 vezes por semana, um dia com uma aula teórica sobre noções básicas nesta área (higiene, terminologia específica, receitas típicas, ingredientes…) e no dia seguinte, aplicamos os conhecimentos adquiridos. Por outras palavras, vamos todos para a cozinha…J Na quinta-feira fizemos compota e geleia de goiaba que apanhámos na machamba (quinta) do Centro no dia anterior.
Na Segunda-feira fui até ao Infantário (orfanato) da Matola ter com a Irmã Isabel. Os miúdos são uns traquinas. No outro dia andavam com dois passarinhos recém nascidos e tentavam alimentá-los com arroz cru… é claro que não resultou muito bem, mas disseram que os devolveram ao ninho! Receio bem que não tenha valido de muito, mas enfim… nós lá tentámos explicar que não deveriam voltar a fazê-lo, com o respectivo “sermão” que o momento impunha. É uma realidade completamente diferente aqui do centro. Além de receber crianças com deficiência física e mental, têm também vários miúdos sem qualquer tipo dificuldades deste género e como têm aulas no próprio recinto acabam por sair daquele espaço muito poucas vezes. Por isso mesmo, e como os utentes do Centro não vêm ao fim de semana vamos aproveitar para os levar ao torneio de ténis de Maputo. Vamos de Chapa até à Matola, vamos com eles, também de Chapa para Maputo, vemos os Quartos de Final do torneio e regressamos à tarde à Matola e posteriormente às Mahotas… isto é que vai ser andar de chapa…. :)
No Domingo vamos a uma Peregrinação muito conhecida aqui da zona até Marracuene (cerca de 30Km). Assistimos lá à missa e depois regressamos de carro.
Todos os dias acontecem coisas que nos enternecem o coração. Hoje, logo de manhã, quando fui buscar o pão, olhei para o Parque Infantil e já lá estava um dos miúdos mais irrequietos com a sua pequena mochilinha. Corria e saltava de um lado para o outro com o seu sorriso esgarrado habitual e já com uma energia espantosa e a pequena mochila, coitada, lá andava a saltitar nas suas costas sem saber muito bem o que fazer e, imagino, bastante enjoada com tantos solavancos… depois, na VIA SACRA que fazemos durante a Quaresma todas as sextas-feiras antes do almoço, reparei que um dos utentes do centro de adultos (atraso mental) ia cantando e acompanhando as orações, mesmo sem conseguir verbalizar na perfeição as palavras, mas de vez em quando alguns sons faziam entender que estava de facto a rezar o Pai Nosso. Surpreendente!
17 March 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
9 comments:
Cristina,
Acho espantoso que existam pessoas como a Cristina capazes de deixar "o bem bom" para ir dar alegria e instrução aos que mais necessitam.
Um grande Beijinho
Claudia Rosalino
Não consigo comentar, limito-me a ler e sorrir com o que narras...
Um beijo enorme cheio de saudades
Sus
Olá Cristina, já tentei escrever-te antes e não consegui.. espero que seja desta...
Fico muito feliz por me aperceber de várias formas que te estás a dar tão bem!
Sinto uma sintonia muito grande com a vossa missão!
Um abraço amigo,
Daniela
Olá Cristina ;)
Realmente estás a viver dias magníficos...aproveita e saboreia com o coração;) Como me sempre disseram Deus está mesmo nas pequenas coisas da nossa vida ...
beijinhospitaleiros e boa missão;)
Ana Maria
Tenho visitado o teu blog com frequencia na esperança de ter sempre mais alguma notícia tua. Adoro saber ke estás bem e ke tb estás a gostar muito do ke estás a fazer.
Um grande beijinho e até um dia destes...sim pk um ano passa rápido.
Obrigada, Anileda, mas podias ter-te identificado melhor...
Ok Adelina, esquece lá... beijinhos grandes
Meu amor
Fico contente que vivas ai o teu dia a dia sem que dês pelo tempo passar. Eu por aqui tenho sentido muito a tua falta. Mas como sei que tás feliz eu tambem estou!
A minha vida ainda não melhorou muito, mas quando melhorar vou ai a esse orfanato que falaste, buscar uma criança que queira correr o risco de ser minha filha.
Já falei com o pai, que também acha boa ideia... Eu e o Ricardo continuamos o nosso namoro, apesar das dificuldades
Adoro-te muito
beijocas
sofia anacleto
Fico contente por saber novidades destas e que te encontras bem.
É de encher a alma e o coração, ler o que escreves, ler o teu testemunho.
Se dúvidas houvesse se estarias ou não a gostar, basta olhar para o teu ar feliz e sentir a maneira como descreves a tua experiencia nestas linhas.
Pelas veredas da vida...vou passando de vez em quando para ir sabendo de ti.
Tudo de bom.
Um grande beijinho.
Miguel Cebolas
Post a Comment