13 January 2008

O Natal e a Passagem de ano em Moçambique

Durante estas férias decidimos aproveitar para matar as saudades de Inhambane e levámos a Ana connosco para que também pudesse ficar a conhecer esta província tão mágica e bonita.
as cómodas viagens de chapa...

A caminho do Centro de Promoção Humana do Guiúa, onde ficámos.
No dia 29 de Dezembro fomos até ao Guiúa, em Inhambane, onde passámos a passagem de ano nesta pequena, mas acolhedora casa para os catequistas que aqui terão formação.

A caminho da Igreja, no último domingo do ano.

De novo, a minha praia preferida… a baía dos cocos em Inhambane!



Dia 31 de Dezembro de 2007





A escolher a ultima Capulana do ano


Já em 2008
No pequeno barco que faz a travessia de Inhambane para Maxixe, com a Ana Maria que está na Matola, também com as Irmãs Hospitaleiras.



No chapa, a caminho de Homoíne, a terra natal da Aureliana, a jovem aspirante das Irmãs que está connosco nas Mahotas.



Aqui as pessoas têm sempre duas ou três palhotas: a casa principal com sala e quarto; a cozinha e a casa de banho. As pessoas mais abastadas têm depois outra que faz de
arrumação.



A casa que nos acolheu



A cozinha




A caminho da Igreja da missão de Homoíne



A escola, ainda com algumas salas de palhota e esteira.




Depois de uma caminhada destas, só mesmo descansar nas escadas da igreja.



Como todas as igrejas das missões, esta não perde pela imponência!




A prima da Aurélia (aqui as pessoas têm sempre dois ou três nomes… Aurélia, Aureliana, Eliana…) tentou ensinar-me a descascar o caju assado.



A aproveitar o entardecer africano!


4 comments:

Cat@ said...

Mas que Natal e Passagem de Ano fantásticos...Fico feliz de vos ver felizes ... Um beijo grande para vós e tomem bem conta da minha Aninhas,a minha "maninha" linda.... Abraço Hospitaleiro e continuação de boa missão!

Cristina said...

Pois é, Catarina, vamos com muitas recordações aqui de Moçambique, e quanto à Ana, ela cá está á tua espera... quando é que te resolves a vir até cá??? :)
Beijos grandes

Carlos Brás Silva said...

Olá Cristina e Marisa! Fiquei muito contente ao ver o vosso blog... Há um ano atrás estava eu a chegar a Moçambique para iniciar uma das minhas grandes aventuras... Agora tenho uma saudade imensa... E vontade de voltar! Beijinhos e até um dia!

Anonymous said...

Olá Cristina,
Obrigada pelas lindas paisagens que partilhas, não te conheço mas em comum há esse Moçambique.
Queria muito ir lá neste Natal de 2008, acalmar esta nostalgia da saudade que é ter nascido por lá e estar irremediavelmente por cá...
Que saudades!
Gostava muitissimo mesmo de falar contigo, de saber mais coisas sobre como é andar por lá... onde ficar, como estão as estradas a segurança, será que podiamos trocar o mail? o meu é helena_mjf_marques@hotmail.com
Fico a aguardar,
Um grande abraço, e desde já
CANIMAMBO!
Lena